Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Super Super-capacitor

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/10/2002

Super Super-capacitor

Super-capacitores armazenam e liberam eletricidade mais rapidamente do que baterias. Já são largamente utilizados, equipando de carros a telefones celulares. Agora, o Paul Scherrer Institute, um laboratório de pesquisas pertencente ao governo da Suíça, desenvolveu uma versão de super-capacitor que libera 15 kilowatts por quilograma em apenas 10 milisegundos. Isto é o triplo da potência dos super-capacitores hoje existentes no mercado. A pesquisa foi patrocinada pela Asea Brown Boveri.

Super-capacitores

Um super-capacitor armazena energia na forma de concentração de elétrons na superfície de eletrodos mergulhados em um eletrólito. O dispositivo agora desenvolvido tira vantagem justamente da estrutura de seus eletrodos. Os eletrodos têm poros na dimensão ideal para o armazenamento de elétrons e são feito totalmente de um material chamado carbono vítreo.

Os eletrodos dos super-capacitores atuais contém camadas de diferentes materiais. A eliminação dessas camadas diminui a resistência elétrica do novo super-capacitor e aumenta sua eficiência. A ABB está licenciando a invenção para utilização na preservação da durabilidade de baterias principalmente em telefones celulares, onde o espaço ocupado é uma questão crítica.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Geração de Energia
  • Células a Combustível
  • Hidrogênio

Mais tópicos