Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Termelétrica não poluente II

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/11/2002

Termelétrica não poluente II

Uma nova tecnologia antipoluição que irá revolucionar a indústria mundial alimentada a carvão começou a funcionar na usina Big Stone, no estado de Dakota do Sul (Estados Unidos). A tecnologia torna a Big Stone a termelétrica alimentada a carvão mais limpa do mundo quando à emissão na atmosfera de materiais particulados.

O novo sistema, chamado ADVANCED HYBRID™ Filter, consegue eliminar 99,99% do material particulado microscópico que é liberado quando o carvão entra em combustão. Atualmente, a maioria das plantas alimentadas a carvão capturam 99,5% desse material. O aumento na eficiência pode ser comparado com a diferença entre um carro que faz 20 milhas com um galão de combustível e outro que faz 2.000 milhas com a mesma quantidade de combustível.

A tecnologia combina duas técnicas já conhecidas, a filtragem por tecidos e a precipitação eletrostática, formando uma nova solução que é melhor do que cada uma das técnicas isoladamente. A ADVANCED HYBRID(tm) Filter reduz a emissão de particulados tão eficientemente que o ar que sai das chaminés é mais limpo do que o ar que entra na planta, sempre em relação ao volume de particulados.

"Esta tecnologia aumenta o padrão para dispositivos de controle de particulados habilitando termelétricas a carvão a praticamente eliminar as emissões de finos particulados em uma forma mais econômica. do que a tecnologia convencional." disse Gerald Groenewold, diretor do Energy & Environmental Research Center.

A pesquisa que resultou no produto comercial foi totalmente desenvolvida pela Universidade de Dakota do Norte.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Poluição
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos