Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Empresas unem-se para produzir células a combustível

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/01/2003

Empresas unem-se para produzir células a combustível

As empresas Nuvera Fuel Cells, norte-americana, e Bekaert S/A, belga, uniram-se para desenvolver novos componentes que aumentem a eficiência de células a combustível PEM ("proton exchange membrane"). O esforço conjunto irá envolver o desenvolvimento de novos equipamentos utilizando as fibras metálicas produzidas por uma das divisões da Bekaert. A seguir, os novos componentes serão integrados na tecnologia proprietária da Nuvera, resultando em células a combustível mais baratas, mais duráveis e com melhor desempenho.

O acordo prevê um esforço conjunto de desenvolvimento que deverá durar até Março de 2.004. As empresas trabalharão conjuntamente para identificar aplicações potenciais com fortes características de exigência técnica. O produto final deverá ser comercializado conjuntamente ou através de uma "joint-venture".

A Bekaert é líder na fabricação de fibras metálicas ultra-finas, enquanto a Nuvera desenvolve sistemas de energia utilizando células a combustível, inclusive para aplicações na indústria automobilística. Seus desenvolvimentos mais recentes demonstraram a capacidade de se extrair hidrogênio a partir de um grande número de combustíveis líquidos e gasosos, incluindo gasolina, etanol, metanol, gás natural, querosene, propano, butano, óleo combustível e diesel.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Células a Combustível
  • Biocombustíveis

Mais tópicos