Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Super Rede Elétrica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/04/2003


Uma pesquisa feita nos Estados Unidos que, como o Brasil, tem gargalos no setor elétrico, concluiu que a solução para o problema do suprimento de energia elétrica está na construção de uma Super Rede de distribuição. Esse canal supercondutor de energia de alta capacidade poderia auxiliar a atender as futuras necessidades e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de combustíveis fósseis.

A idéia de uma Super Rede de distribuição, que começou a ser discutida a dois anos atrás, foi consolidada em um workshop que reuniu pesquisadores de oito universidades e três laboratórios, além de representantes da indústria.

"Distribuindo tanto energia elétrica quanto hidrogênio, a Super Rede poderá ajudar a eliminar os gargalos de transmissão, aumentar a confiabilidade do sistema e atender às crescentes demandas de energia por todo o século XXI," disse Thomas Overbye, organizador do evento.

A Super Rede consistiria em se adicionar à atual rede de distribuição elétrica de alta tensão, um duto subterrâneo, contendo cabos supercondutores em baixa temperatura para transmissão de energia elétrica, tendo o hidrogênio líquido como meio de resfriamento. Ligando centros urbanos a fontes de energia nuclear, térmica, hidráulica, eólica e solar, a Super Rede poderia, além de transmitir grandes volumes de energia, oferecer o hidrogênio como combustível alternativo.

O conceito vai além da atual visão de futuro de uma economia baseada em hidrogênio, colocando eletricidade e hidrogênio como elementos sinergéticos em uma infraestrutura integrada de energia. O hidrogênio poderia ser produzido em plantas próprias, por eletrólise, e então transmitido através do duto de energia para os centros urbanos. Ou então o hidrogênio poderia ser produzido e armazenado nos centros urbanos a partir do excesso de energia transmitido através dos cabos supercondutores.

"A capacidade de converter grandes quantidades de energia elétrica em hidrogênio facilmente armazenável permitirá atender a uma demanda elétrica muito mais flexível," disse Overbye. "Isto poderá tornar muito fácil balancear a oferta de eletricidade à demanda, permitindo que as redes de transmissão elétricas tenham mais as características de commodity dos sistemas de distribuição de óleo e gás. A conversão para uma energia armazenada à base de hidrogênio poderá também melhorar o desempenho de fontes de energia intermitentes, como a solar e eólica."

Embora os participantes do workshop tenham concluído que nenhuma descoberta científica nova seja necessária para a construção da Super Rede, várias inovações tecnológicas serão necessárias para minimizar os efeitos ambientais e maximizar os benefícios econômicos para a sociedade. Como passo inicial, um sistema integrado experimental deverá ser montado, juntando criogenia e transporte de energia. A seguir, um programa em escala piloto deverá conter um duto de, no mínimo, um quilômetro de distância.

O relatório final do workshop, em inglês, está disponível para download. Veja link no quadro Para Navegar.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Geração de Energia
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Metais e Ligas
  • Energia Solar

Mais tópicos