Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Célula a combustível portátil chega ao mercado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/04/2003

Célula a combustível portátil chega ao mercado

Poucos dias após ter divulgado avanços nos métodos de produção de células a combustível PEM (ver ), o Fraunhofer Institute (Alemanha) apresenta o protótipo de uma célula portátil que deverá chegar ao mercado no próximo ano. Chamado de Mobile Power Box, o produto consiste de uma célula a combustível de membrana (PEM: "Proton Exchange Membrane") destinada a substituir baterias recarregáveis de equipamentos eletrônicos como câmeras de vídeo e notebooks.

Segundo o instituto, o Mobile Power Box está praticamente pronto para produção em série. Com alto grau de confiabilidade, o equipamento produz eletricidade a partir de hidrogênio liberado por tanques de metal-hidreto de vários tamanhos. "O Power Box tem densidade de energia maior do que qualquer dos protótipos até hoje apresentados," enfatiza o chefe do projeto, Marco Zobel. O equipamento alcança potência de 300 watts/hora, o que representa cerca de 10 horas de funcionamento de um notebook, cinco vezes mais do que as melhores baterias hoje disponíveis.

Em seu atual estágio de desenvolvimento, o protótipo já consegue fornecer continuamente 50 watts de potência e pode suportar picos de até 100 watts. Uma versão de maior potência já está sendo desenvolvida, para possibilitar o funcionamento contínuo de impressoras e projetores. Isto deverá abrir um mercado para o Power Box que está além daquele coberto pelas baterias recarregáveis.

O instituto apresentou uma versão do Mobile Box para utilização em filmadoras. A utilização de uma fonte de energia mais potente e duradoura evitará as constantes paradas na filmagem para troca de baterias. Acoplada à câmera, e capaz de fornecer continuamente uma potência de 40 watts, o novo equipamento acaba com essas paradas. Os acumuladores de hidrogênio foram projetados de tal forma que uma câmera pode funcionar de forma ininterrupta por 8 horas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Células a Combustível
  • Baterias

Mais tópicos