Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Mostra Energia Brasil recebe propostas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/05/2003


O risco de apagão já acabou, mas a busca de soluções inovadoras na área de energia não pode parar. Com o objetivo de identificar novos produtos e serviços que otimizem a geração e uso racional de energia, o Ministério da Ciência e Tecnologia, por intermédio da FINEP, lança o edital da segunda Mostra Energia Brasil de Produtos e Serviços Inovadores para as Micro, Pequenas e Médias Empresas.

O período de inscrição vai até o dia seis de junho e as propostas devem considerar os aspectos ambientais, de comercialização e aplicação social dos projetos. "Todos precisam buscar soluções não poluentes e aplicáveis no Brasil e no exterior, com penetração nos diversos setores da sociedade", afirma Renato Cislaghi, coordenador Institucional da FINEP. Serão avaliadas, ainda, as vantagens e desvantagens da proposta em relação ao que há no mercado. Preço, qualidade e tecnologia têm peso na hora da seleção.

O sucesso da primeira edição da Mostra promete se repetir em 2003. Quatro exposições em diferentes regiões do país estão programadas. Uma delas, já confirmada, será realizada em julho durante o Salão e Fórum de Inovação Tecnológica, em São Paulo.

Na primeira rodada, em 2001, MCT e FINEP identificaram 58 produtos e serviços inovadores de 31 instituições. Com organização da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, estes projetos foram apresentados à comunidade científica e à sociedade em 10 eventos itinerantes, que passaram pelas cidades do Rio de Janeiro, Florianópolis, Fortaleza, São Paulo, Porto Alegre, Cuiabá e Salvador. O público médio de cada feira foi de 9 mil visitantes.


Projetos

Entre os projetos mais interessantes apresentados estava o de Combustão em Leito Fluidizado, da Fundação de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre (Cientec). Nele, a vantagem é o aumento do rendimento de combustão em cerca de 10% em relação aos atuais processos. Na prática, ocorre que um combustível sólido, como o bagaço de cana ou a lenha picada, comporta-se como um fluido, ou seja, líquido ou gás, e é queimado com mais facilidade. O resultado é uma combustão mais eficiente e com menos energia desperdiçada. Além de manutenção mais barata, o processo garante a queima de diversos combustíveis em um mesmo equipamento, o que pode substituir máquinas específicas.

Segundo Leandro Dalla Zen, coordenador do laboratório de combustão da Cientec, a Mostra de Energia é uma oportunidade singular para as empresas se inserirem no mercado. "Como efeito das feiras, hoje temos uma pequena central térmica quase pronta em Porto Alegre", comemora Leandro.

Estão convocados para a iniciativa, as micro, pequenas e médias empresas, as universidades e os centros tecnológicos de todo o país. Para participar, a instituição deve enviar proposta de até dez páginas ao e-mail energia@finep.gov.br. O edital pode ser visto no link abaixo.


www.finep.gov.br/imprensa/sala_imprensa/EDITAL_MCT_ENERGIA_2003.doc



Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Investimentos
  • Inovação nas Empresas
  • Geração de Energia

Mais tópicos