Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Janelas solares

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/09/2003

Janelas solares

Pesquisadores do Rensselaer Polytechnic Institute (Estados Unidos) criaram um sistema inédito de janelas, alimentadas por energia solar. O sistema é capaz de aquecer, esfriar, iluminar ou escurecer o interior de prédios comerciais e industriais.

Projetado para funcionar como um sistema de sombreamento, o Sistema Dinâmico de Janelas para Sombreamento ("DSWS - Dynamic Shading Window System") utiliza uma nova tecnologia de energia solar que converte a luz do sol em uma forma armazenável de energia, que pode então ser utilizada para aquecer, resfriar ou iluminar artificialmente o prédio.

Desenvolvido primariamente para prédios comerciais, o sistema bloqueia os raios de sol mais fortes, permitindo que apenas a luz mais agradável, difusa, possa atingir o interior do prédio. "O nosso sistema, que pode ser incorporado tanto a um prédio já existente como a prédios novos, poderá se tornar uma parte significativa no desenvolvimento de um plano global de energia que reduza a dependência da rede de distribuição tradicional," afirma Anna Dyson, uma arquiteta que participou do desenvolvimento do DSWS.

O sistema DSWS é feito de painéis plásticos transparentes que são ensanduichados entre duas placas de vidro. Em cada painel estão vários "módulos", estruturas de formato piramidal feitos de lentes plásticas semi-transparentes que acompanham o movimento do sol. Sensores, incorporados nas paredes ou no teto, garantem que as unidades estejam sempre voltadas para o sol, de forma a capturar todos os raios e, ao mesmo tempo, deflexionar os raios diretos mais fortes, que não devem atingir o interior do prédio.

Cada unidade contém uma célula-solar, ou célula fotovoltaica, em miniatura. Esta célula fotovoltaica é utilizada para coletar a luz e transformá-la em energia elétrica, energia esta que será utilizada para a alimentação dos motores do sistema, que também ficam embutidos dentro das paredes. A energia que sobrar pode ser utilizada para aquecimento, acionamento do equipamento de ar-condicionado e iluminação artificial. Ou então, a energia restante poderá ser armazenada em um sistema de baterias, para uso posterior.

Sistema como o DSWS, que poderiam ser tidos como futurísticos apenas há alguns anos atrás, estão se tornando uma realidade graças ao advendo e materiais inteligentes e mais finos. Esses novos materiais estão permitindo aos pesquisadores "encolher" as tecnologias existentes para projetar novos sistemas mais compactos, que são mais eficientes e que não poluem visualmente. Por exemplo, as tradicionais células-solares quadradas de pouco mais de um metro quadrado de área, foram condensadas em um centímetro quadrado. Essas minúsculas células-solares são apenas uma das novas tecnologias que foram incorporadas ao DSWS.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Solar
  • Edifícios Inteligentes
  • Vidros
  • Construção Civil

Mais tópicos