Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Internet com energia solar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/09/2003


O Ministério da Ciência e Tecnologia iniciou uma série de exposições de trabalhos efetuados por suas unidades de pesquisa ou com seu apoio. Quem visitar esta semana o MCT, vai se deparar, no hall de entrada, com um telecentro que engloba computador com internet banda larga via satélite, televisão, vídeo-cassete, iluminação e até geladeira, que pode ser instalado em locais sem energia elétrica e sem telefonia. O "Heliosat P 65", como foi batizado o telecentro, foi desenvolvido pela Heliodinâmica tecnologia solar brasileira em parceria com a Itautec Philco, e obteve apoio da Secretaria de Política de Informática e Tecnologia do Ministério.

De acordo com o diretor comercial da Heliodinâmica, José Roberto dos Santos, o telecentro funciona com energia fotovoltaica, gerada através da luz do sol. Por esta razão, a expectativa é que o experimento comece a ser utilizado em escolas de 100 cidades brasileiras que ainda carecem de energia elétrica e telefonia, conforme projeto em andamento no Ministério da Educação. Segundo Santos, a idéia é aproveitar os recursos do "Heliosat P 65", principalmente, em dois Programas, o TV Escola e o Proinfo.

Da forma como foi formatado, o telecentro dispõe de capacidade de uso de seis horas diárias, mas tem condições de ter seu potencial aumentado para até 24 horas, desde que sua base geradora de energia solar e seu banco de baterias passem por uma ampliação. Além do que, ele pode ser utilizado tanto em escolas como em postos de saúde - a geladeira foi inclusive projetada para a conservação de vacinas - e em postos avançados de pesquisa, e de fronteira, em áreas militares, e outros locais que necessitem de recursos de videoconferência e telemedicina, por exemplo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Solar
  • Software e Programação
  • Sites de Pesquisa
  • Computadores

Mais tópicos