Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Noz macadâmia gera eletricidade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/10/2003

Noz macadâmia gera eletricidade

A Austrália dá mais um exemplo de geração de energia elétrica ambientalmente correta, através do aproveitamento de rejeitos. Começou a operar no estado de Queensland, a primeira usina elétrica do mundo movida a casca de noz macadâmia. A usina é capaz de abastecer 1.200 residências e foi construída em uma parceria entre a empresa de energia Ergon Energy e a maior fabricante de macadâmias do país, a Suncoast Gold Macadamias.

Durante sua primeira hora de operação, a usina converteu 1.680 quilos de cascas de macadâmia em 1,5 MegaWatt de eletricidade. Em seu primeiro ano de operação, ela irá processar 5.000 toneladas de rejeitos vegetais. Cerca de 20% da eletricidade gerada será utilizada pela própria Suncoast. O restante será vendido a empresas de distribuição. O investimento total na construção da usina foi de A$3 milhões.

Em 2.005 espera-se que a usina já consiga processar 10.000 toneladas de cascas de noz macadâmia, gerando o dobro da energia. Isto será possível à medida em que outros produtores de castanha interessem-se em repassar seus rejeitos para a usina.

O balanço energético da nova usina é altamente positivo, prevendo a redução de emissão de gases poluentes em 9.500 toneladas por ano, o equivalente a se retirar 2.000 carros de circulação.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Geração de Energia
  • Reciclagem e Reaproveitamento

Mais tópicos