Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Pesquisadores anulam interferência de forno de microondas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/12/2003


Pesquisadores da Universidade de Michigan (Estados Unidos) desenvolveram uma técnica simples e elegante que reduz dramaticamente a interferência que os fornos de microondas causam em aparelhos como telefones e redes de computadores sem fios.

Os fornos de microondas, um dos eletrodomésticos mais consumidos do mundo, funcionam com base em um magnetron, uma bobina magnética extremamente forte. O campo magnético criado por essa bobina é que causa a interferência típica bem conhecida por quem tem telefones sem fio em casa. O problema é que o magnetron opera a 2,45 GHz, quase a mesma freqüência utilizada pelos telefones sem fio e pelas redes de computadores "wireless".

Dentro do forno de microondas, há dois magnetos, um de cada lado do magnetron. O que a equipe do professor Ronald Gilgenbach descobriu é que, quando eles colocam quatro magnetos permanentes no lado de fora de cada um dos magnetos-padrão do forno, eles quebram o campo magnético de tal forma que ele pára de interferir com outros aparelhos elétricos e eletrônicos, sem afetar o desempenho do forno de maneira significativa.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Radiação Eletromagnética
  • Magnetismo

Mais tópicos