Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Nova tecnologia permite baterias em qualquer formato

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/01/2004


A empresa holandesa Philips desenvolveu uma nova tecnologia que permite a fabricação de baterias recarregáveis de íons de lítio com total liberdade de formato. A tecnologia, batizada de Lithylene, não exige que as camadas da bateria sejam mantidas juntas, dando inteira liberdade para o projeto do formato que a bateria terá.

Uma estrutura estável de uma bateria é obtida fazendo-se minúsculos buracos através dos eletrodos e separadores, preenchendo-se a seguir esses buracos com um polímero. Tendo os eletrodos uma estrutura estável, pode-se construir as baterias com total liberdade de formatos sem se comprometer o desempenho ou aumentar o custo de produção. O desenho de baterias em formas livres é uma opção atrativa, principalmente quando o espaço para seu alojamento é reduzido e quando há necessidades de formatos orgânicos.

A tecnologia Lithylene pode também ser utilizada para fabricar baterias com diferentes composições eletroquímicas, conforme a necessidade do equipamento onde ela será utilizada.

A nova tecnologia foi licenciada para a empresa Stone Battery Industries Corp., uma empresa emergente de Taiwan, que planeja colocar no mercado as primeiras baterias com a nova tecnologia até o final deste ano.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Polímeros

Mais tópicos