Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Nova chave liga-desliga é absolutamente silenciosa

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/03/2004


À medida em que aumenta o luxo a bordo dos carros, aumenta também a preocupação dos fabricantes com os detalhes. O silêncio no interior do veículo é uma das principais considerações dos compradores de automóveis luxuosos. Para atender a essa exigência, até algo prosaico como uma simples chave liga-desliga deve receber inovações para fazer seu trabalho de acender e apagar as luzes sem ser percebida e sem incomodar os ocupantes.

Pensando nesses detalhes, a empresa japonesa Alps Electric lançou uma pequena chave de acionamento por toque, que liga no primeiro toque e desliga no segundo. É claro que estas chaves já existem há mais de um século, mas a diferença está em que a nova SPED3 é totalmente silenciosa. Não há um "clique" para ligá-la nem outro "clique" para desligá-la.

Para conseguir construir a chave silenciosa, a empresa desenvolveu um aparato mecatrônico que consiste em uma catraca excêntrica e uma peça deslizante convexa que efetivamente faz o trabalho de interruptor. Uma mola funciona como amortecedor impedindo que a chapa deslizante faça o conhecido "clique" da chave. Além disso, os dentes da catraca são lisos e macios, fazendo com que seu movimento seja suave, sem ruídos e sem a sensação de "arranhamento" que existe nas chaves normais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecnologia Automotiva
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Metais e Ligas
  • Veículos

Mais tópicos