Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Sumitomo vai lançar fios supercondutores no mercado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/05/2004

Sumitomo vai lançar fios supercondutores no mercado

A empresa japonesa Sumitomo Electric anunciou o desenvolvimento de uma técnica inovadora para melhorar significativamente o rendimento de fios supercondutores construídos à base de bismuto. A técnica permitirá que a empresa lance comercialmente fios supercondutores de alta temperatura em um curto período de tempo. Clientes potenciais já estão recebendo amostras dos supercondutores para avaliação.

O novo processo é chamado de sinterização por pressão controlada. Os fios supercondutores podem ser produzidos em comprimentos acima de 1.000 metros. Segundo a empresa, a resistência mecânica dos seus supercondutores de alta temperatura foi aumentada em mais de 50% e a capacidade de corrente atinge 130 A.

A técnica desenvolvida pela Sumitomo permite o controle total da temperatura, pressão e atmosfera durante o processo de sinterização, que é o estágio mais importante para a determinação da supercondutividade durante a produção do fio.

Supercondutores de bismuto são na verdade um óxido composto formado por vários elementos. Em sua composição entram, além do bismuto, chumbo, estrôncio, cálcio e cobre. A maior dificuldade até agora era a obtenção de alta densidade do material utilizando o processo comum de sinterização. Segundo a empresa, seu processo aumentou a densidade do supercondutor de bismuto de 85% para 100%.

Os principais mercados visados pelo primeiro fio supercondutor a chegar ao mercado são motores e transformadores para veículos e trens, que poderão ter seus tamanhos reduzidos e alcançar altas taxas de eficiência, magnetos ultra-fortes e cabos de energia.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Supercondutores
  • Geração de Energia

Mais tópicos