Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Sensor monitora turbinas sem contato e sem partes móveis

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/05/2004


A manutenção de grandes equipamentos, como fornos, turbinas e moinhos, não é exatamente algo barato. Apenas a manutenção de uma turbina em uma termelétrica a gás pode custar até US$500.000,00 por ano. Mas uma manutenção mal feita pode resultar na quebra do equipamento e o prejuízo poderia ser então muito maior.

Para tentar minimizar esses custos, a empresa emergente Radatec lançará no mercado ainda neste ano um novo sensor sem partes móveis e capaz de efetuar medições sem contato através de microondas. Segundo a empresa, o novo sensor é virtualmente imune a interferências eletromagnéticas.

A Radatec foi criada por dois professores da Universidade da Georgia (Estados Unidos), que inventaram o novo sensor e agora se preparam para comercializá-lo. Inicialmente eles forneceram o equipamento para as forças armadas, mas as exigências militares faziam com que o funcionamento a 24,1 GHz encarecesse muito o produto. A versão industrial opera a 5,8 GHz.

O sensor utiliza a tecnologia de microondas, enviando um sinal contínuo em direção ao equipamento em funcionamento. O sinal é refletido de volta para um receptor de rádio que utiliza um algoritmo proprietário para efetuar as medições necessárias.

Ao contrário dos equipamentos tradicionais, que utilizam técnicas capacitivas, de correntes parasitas ("eddy current") ou a laser, o sensor de microondas consegue monitorar temperaturas de até 1.300º C, além de não ter seu funcionamento afetado por óleo e outros resíduos industriais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Processos Industriais
  • Geração de Energia
  • Robôs

Mais tópicos