Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Programa de Inteligência Artificial projeta antena mais eficiente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/06/2004

Programa de Inteligência Artificial projeta antena mais eficiente

Um programa de inteligência artificial construído por engenheiros da NASA acaba de dar a solução ideal para a antena de um conjunto de satélites que deverá entrar em órbita em 2005. O software consumiu dois anos de trabalho e exigiu toda uma rede de computadores para ser executado.

A antena, que cabe em um espaço de 2,5 centímetros quadrados, será responsável pela comunicação dos satélites Space Technology 5 com a base em terra. Os três satélites, cada um pouco maior do que um aparelho de televisão, irão ajudar os cientistas a estudar os campos magnéticos na magnetosfera terrestre.

"O programa de inteligência artificial examinou milhões de designs potenciais para a antena antes de escolher o definitivo," explica o gerente do projeto Jason Lohn. "Por meio de um processo padronizado baseado no conceito de Darwin de 'sobrevivência do mais capaz', o projeto mais resistente sobreviveu [...]."

O programa começou com projetos aleatórios para a antena e foi refinando-o aos poucos. Os cientistas alimentaram o programa com o desempenho que eles esperavam da antena e, após 10 horas de processamento utilizando simultaneamente 120 computadores, o programa selecionou o projeto que melhor atendia às especificações.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inteligência Artificial
  • Antenas

Mais tópicos