Energia

Micro-célula a combustível chega ao mercado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/06/2004

Micro-célula a combustível chega ao mercado

A empresa norte-americana MTI MicroFuel Cells apresentou sua micro célula a combustível capaz de fornecer energia para telefones celulares e computadores de mão. A nova micro célula baseia-se em tecnologias que resultaram em cerca de 50 patentes e deverá estar disponível comercialmente até o final do ano.

A Micro Mobion é uma célula a combustível do tipo DMFC ("Direct Methanol Fuel Cell") e poderá, segundo a empresa, dar uma autonomia de duas a dez vezes maior do que é possível com as baterias atuais. O recarregamento também é instantâneo, dispensando que o aparelho fique ligado por horas na tomada para voltar a ser utilizado.

A micro célula a combustível tem um volume de cerca 40 cc e deverá chegar ao mercado em dois modelos, um voltado para equipamentos de entretenimento, como os tocadores portáteis de CD e MP3 e outro voltado para telefones e PDA.

No coração da tecnologia Mobion está a forma de manuseio da água produzida pelo catodo da célula a combustível e necessária para a reação química no anodo. As células DMFC tradicionais exigem complicados sistemas de circulação. Já a nova micro-célula mantém todo o fluxo de água internamente, sem a necessidade de utilização de bombeamento.