Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Engenheiros criam nanocabos para transmissão de energia sem perdas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/07/2004


Um engenheiro da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, descobriu uma forma de fabricar "nanocabos", compósitos microscópicos feitos a partir de uma nova classe de substâncias chamada Óxidos Metálicos de Transição (OTM), que possuem algumas propriedades extraordinárias.

O Dr. Chongwu Zhou desenvolveu uma técnica para criar estruturas densas de fios ultrafinos, feitos de óxido de magnésio (MgO), cada um deles recoberto com camadas uniformes e precisamente controladas de OTM (óxidos metálicos de transição).

Quando aprimorados, os novos nanocabos poderão ser utilizados em uma ampla variedade de aplicações, incluindo transmissão de energia com baixa perda, computação quântica, armazenamento magnético de dados de alta densidade e aplicações em spintrônica.

A técnica foi demonstrada com quatro OTM diferentes: YBCO, um supercondutor já bem conhecido e com alta temperatura de transição; LCMO, um material que possui uma magnetoresistência gigantesca; PZT, um material ferroelétrico e Fe3O4 ou magnetita, o material magnético mais conhecido.

O processo começa com a condensação de vapor de MgO sobre placas do mesmo material, utilizando-se ouro como catalisador. Esse processo gera uma floresta de nanofios de MgO, cada um medindo entre 30 e 100 nanômetros de diâmetro e 3 micra de comprimento, todos crescendo paralelamente entre si e a um ângulo constante em relação à placa onde são depositados.

"Agora a mágica começa," entusiasma-se o Dr. Zhou. Um laser vaporiza o TMO, que se condensa diretamente a partir do estado gasoso sobre os núcleos de MgO de forma muito precisa, em um processo chamado "deposição pulsada a laser".

O produto final se parece com um nanocabo coaxial - do tipo utilizado para ligação das TV a cabo - com um núcleo de MgO e um revestimento de OTM. "A novidade é que nós preservamos a composição do OTM utilizando esta técnica," afirma Zhou, "o que outras técnicas não conseguem fazer."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Geração de Energia
  • Supercondutores
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Energia Solar

Mais tópicos