Energia

Nova célula fotovoltaica DSC gera até 4 volts

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/09/2004

Nova célula fotovoltaica DSC gera até 4 volts

A empresa japonesa Peccell Technologies apresentou ontem uma nova célula fotoeletroquímica sensibilizada por corante - capaz de transformar energia solar em eletricidade, como as células fotovoltaicas - capaz de gerar mais de 4 volts de energia. As células atuais não geram mais do que 0,5 volt, sendo necessárias várias delas montadas em um painel para se atingir tensões e potências úteis.

Célula solar DSC

Trata-se de uma DSC ("Dye-sensitized Solar Cell"), com eletrodos feitos de uma pasta especial de óxido de titânio. O principal desenvolvimento consistiu no controle em nano-escala das dimensões das partículas que formam esta pasta. Cada partícula mede entre 10 e 500 nanômetros.

A diminuição do tamanho das partículas aumenta exponencialmente a área do material, permitindo que uma quantidade maior de corante seja absorvido pela partícula. A maior área recoberta de corante sensível à luz significa uma quantidade muito maior de fótons capturados, o que permitiu o incrível aumento na tensão gerada pela célula.

Na célula DSC, um fluxo de elétrons excitados, resultantes da absorção da luz do sol pelo corante, é levado aos eletrodos feitos de partículas semicondutoras, inclusive de óxido de titânio, causando uma força eletromotora - a conversão de fótons para elétrons.

A DSC é um dos tipos de células fotovoltaicas de mais baixo custo atualmente, sendo a mais forte candidata para substituir as células tradicionais de silício.

Além disso, as novas células são totalmente flexíveis, gerando painéis leves e mesmo permitindo sua montagem em outras estruturas. Sendo um filme plástico, os painéis solares poderão ser produzidos em qualquer formato e cor, podendo ser integrados facilmente a projetos arquitetônicos ou aparelhos eletrônicos portáteis.

A pesquisa foi coordenada pelo professor Tsutomu Miyasaka, da Universidade de Yokohama, Japão. A Peccel espera colocar as novas células fotovoltaicas no mercado em 2006.