Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Biodigestor gera energia a partir de lixo in natura

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/10/2004


Milhões de toneladas de lixo são geradas diariamente e depositadas em aterros sanitários. Esse é um dos principais problemas ambientais das grandes cidades. Além dos riscos ambientais, a deposição do lixo representa apenas gastos, demandando parcelas significativas dos orçamentos municipais.

Mas o trabalho de uma engenheira norte-americana poderá ajudar a minorar esse problema. Ela está construindo um biodigestor anaeróbico capaz de processar o lixo em sua forma "natural", tal como é coletado pelos caminhões nas residências.

Os biodigestores atuais requerem a moagem do lixo, o que elimina os ganhos de geração de energia ao incluir uma etapa adicional de processamento e manuseio.

O projeto é tão promissor que a bioambientalista Ruihong Zhang, da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, recebeu um financiamento de US$4 milhões para construir o protótipo do seu biodigestor.

O conceito é elegantemente simples: entra lixo, sem qualquer tratamento adicional, e sai biogás, que pode ser queimado como combustível em turbinas para a geração de eletricidade.

O protótipo deverá estar pronto até o final deste ano. Ele consumirá cerca de três toneladas de lixo "in natura" por dia, coletados normalmente pela cidade. O biodigestor deverá gerar 600 kilowatts/hora de energia, o suficiente para abastecer 15 residências no padrão norte-americano.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Poluição

Mais tópicos