Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Novo LED orgânico é duas vezes mais eficiente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/11/2004

Novo LED orgânico é duas vezes mais eficiente

Cientistas da Universidade Técnica de Dresden conseguiram construir diodos emissores de luz (LED) com altíssima eficiência, utilizando semicondutores orgânicos. Os novos resultados são baseados na mesma tecnologia de dopagem que permitiu a criação de OLED que funcionam com baixas voltagens.

O Dr. Gufeng He conseguiu produzir um OLED ("Organic Light Emitting Diode") com uma eficiência de aproximadamente 90 Lumen por Watt de potência consumida. Isto é cerca de 10 vezes mais eficiente do que uma lâmpada incandescente convencional e duas vezes melhor do que o LED inorgânico mais avançado.

O trabalho dos pesquisadores já propiciou a criação de uma nova empresa, a Novaled, que deverá comercializar os produtos resultantes da descoberta.

Mas os cientistas acreditam que deverão chegar ao mercado com um produto ainda melhor. Segundo eles, é possível dobrar o nível de eficiência já alcançado, ultrapassando as lâmpadas fluorescentes compactas que já se tornaram padrão para iluminação doméstica e comercial.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • LEDs
  • Iluminação

Mais tópicos