Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Está pronto o primeiro gerador movido pelas ondas do mar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/11/2004

Está pronto o primeiro gerador movido pelas ondas do mar

O primeiro gerador de energia elétrica a partir das ondas do mar em escala comercial acaba de completar seu estágio inicial de testes e está pronto para chegar ao mercado.

O Pelamis, como foi batizado, está instalado no Centro Europeu de Energia Marinha, na costa da Grã-Bretanha. Apesar de ser um protótipo, ele possui escala comercial e já está integrado à rede de distribuição elétrica do país.

O gerador de energia a partir das ondas foi desenvolvido ao longo dos últimos seis anos pela empresa Ocean Power Delivery Ltd. Cada unidade possui uma potência de 750 kW, o suficiente para abastecer cerca de 500 residências.

Mas o projeto apresentado pela empresa compreende 40 máquinas funcionando em conjunto, ocupando uma área de apenas um quilômetro quadrado e gerando 300 MW de energia.

Apesar de já estar aceitando encomendas, a empresa afirma que agora deverá recolher todo o equipamento de volta à terra, para uma nova análise e checagem de todos os detalhes, de forma a assegurar seu bom funcionamento e durabilidade.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Geração de Energia
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Exploração Marítima
  • Energia Solar

Mais tópicos