Energia

Nova célula solar é capaz de armazenar sua própria energia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/11/2004

Nova célula solar é capaz de armazenar sua própria energia

As células solares são uma dentre várias tecnologias promissoras para a geração de energia elétrica limpa e sustentável. Mas a energia solar parecia estar fadada a ser sempre coadjuvante no sistema total de eletricidade, devido à geração estar limitada ao período diurno.

É claro que a energia gerada durante o dia pode ser armazenada em baterias, para consumo à noite. Mas isto aumenta muito o custo do kilowatt gerado, tornando a energia solar uma alternativa menos viável.

Mas agora cientistas japoneses conseguiram um feito revolucionário: eles construíram um novo tipo de célula solar que não apenas converte os fótons do Sol em energia elétrica, como também armazena a energia gerada. Ou seja, a célula solar é também uma bateria, capaz de armazenar a energia que ela própria gera, liberando-a quando for necessário.

Os cientistas Tsutomu Miyasaka e Takurou Murakami, da Universidade de Toin, no Japão, apresentaram sua descoberta no último número da revista Applied Physics Letters (85 3932). A descoberta representa a criação de um novo tipo de componente eletrônico, já batizado de fotocapacitor.

O fotocapacitor é formado pela junção de dois eletrodos. O primeiro é o fotosensor, já utilizado em outras células solares, feito de dióxido de titânio, um material semicondutor. O outro eletrodo foi construído a partir de uma lâmina de vidro recoberta com platina, o mesmo metal nobre utilizado nos catalisadores de automóvel. Os dois eletrodos são separados por uma película de resina.

As três camadas são embebidas em uma solução iônica, formando um fotocapacitor com uma área de coleta de fótons de 0,64 centímetros quadrados. O fotosensor e o capacitor são unidos por um circuito externo.

Os cientistas querem agora aumentar as voltagens geradas pela nova célula solar, tornando-a viável do ponto de vista industrial. Segundo eles, sua célula-bateria é duas vezes mais eficiente do que as células fotovoltaicas feitas de silício, conseguindo gerar energia a partir de luz indireta do Sol ou mesmo em dias nublados.