Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Novo sensor de luz para baterias, indústria petrolífera e aterros sanitários

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/02/2005

Novo sensor de luz para baterias

Enviando fracos feixes de luz através de fibras óticas comuns, o pesquisador Jonathan Weiss, dos Laboratórios Sandia, Estados Unidos, desenvolveu uma nova classe de sensores que poderá resolver problemas que vão desde a migração de poluentes em aterros sanitários até a verificação do nível de carga das baterias de automóvel.

Em seus novos sensores, o Dr. Weiss explora mudanças quase imperceptíveis na luz, que ele utiliza de diversas formas.

O que está realmente chamando a atenção é que os novos sensores podem também ser utilizados na indústria petrolífera, avisando quando os operadores devem parar de bombear o óleo, evitando que ele se misture com a água do subsolo. O sensor de interface óleo/água já está sendo objeto de um pedido de patente feito pelo laboratório, em conjunto com a empresa Custom Electronics, que está desenvolvendo os protótipos a partir do modelo de laboratório.

O sistema de detecção de cargas em baterias de automóveis ainda está disponível para transferência de tecnologia para alguma empresa interessada. Ao invés de exigir a retirada das tampas da bateria e a inserção de um medidor de densidade - sempre correndo o risco de espirrar ácido pela roupa ou sobre a pintura do carro - o novo sistema baseia-se na inclusão de um finíssimo tubo de vidro cheio de ácido no interior da bateria.

A seguir, envia-se luz gerada por um LED através do tubo de vidro e mede-se seu retorno. A quantidade de luz que fica no tubo depende do índice de refração da solução à sua volta. Se os índices de refração são idênticos, ou seja, se a bateria tem a mesma concentração de ácido que o tubo de vidro, a luz escapará e se manterá dentro do tubo nas mesmas proporções. Quando a solução da bateria for enfraquecendo, o índice de refração vai diminuindo, aumentando a luz mantida no interior do tubo de vidro.

Um detector de luz simples - um fotodiodo - é utilizado na extremidade do tubo para registrar a quantidade de luz. Quando essa quantidade cair abaixo de determinado nível, o sensor poderá acionar uma luz no painel, notificando o motorista do problema com a bateria.

Já o monitoramento de aterros sanitários segue o mesmo princípio, mas utiliza fibras óticas. A tecnologia poderá resolver um problema essencial, que é a emissão de alertas quando produtos químicos depositados estão ameaçando o lençol freático. Isto acontece quando líquidos fluem através do solo, levando consigo os contaminantes diluídos.

A solução do Dr. Weiss é espalhar dois cabos de fibra ótica, um sobre o outro, ao longo do aterro e fazer passar luz através deles. Como a temperatura das fibras altera a quantidade de luz dispersada pela fibra, as emissões podem ser utilizadas para indicar a temperatura em qualquer ponto ao longo da fibra. A temperatura é grandemente determinada pela quantidade de água no solo ao redor. Logo, líquidos fluindo ao longo do aterro servirão como um sinal claro de alerta.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Baterias
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos