Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Novo equipamento permitirá aumentar potência de satélites de comunicação

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/02/2005

Novo equipamento permitirá aumentar potência de satélites de comunicação

Pesquisadores da Universidade Pública de Navarra, Espanha, desenvolveram um filtro capaz de melhorar incrivelmente a potência das comunicações via-satélite. O novo filtro, construído para a Agência Espacial Européia, consegue diminuir por um fator de um milhão a interferência produzida pelo que é conhecido como "Efeito de Emissão de Campo".

As comunicações por satélite exigem cada vez maior potência tanto pela busca de sinais com qualidade mais alta, quanto pela necessidade de cobertura de áreas geograficamente maiores. O problema surge quando o emissor do satélite ultrapassa seu limite de potência, o que gera um efeito que deteriora seus componentes e antenas.

Esse efeito surge do fato de que altos níveis de potência produzem campos eletromagnéticos muito fortes. Esses intensos campos magnéticos em condições de baixa pressão geram uma avalanche de elétrons sobre os metais, a um ponto tal que é capaz de destruir os equipamentos e componentes.

O filtro de freqüências, desenvolvido pela equipe do professor Mario Sorolla Ayza, consegue eliminar quase totalmente o efeito. O novo equipamento já passou pelos testes iniciais e poderá agora garantir a construção de satélites de maior potência e com durabilidade muito maior do que os atuais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Antenas
  • Radiação Eletromagnética
  • Satélites Artificiais

Mais tópicos