Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Membranas de ligas metálicas geram hidrogênio puro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/02/2005

Membranas de ligas metálicas geram hidrogênio puro

Cientistas norte-americanos criaram uma nova forma de produzir hidrogênio filtrando-o por meio de membranas feitas de ligas metálicas. Essas membranas são tão delicadas que permitem a passagem apenas das moléculas de hidrogênio, retendo todas as demais.

O hidrogênio é apontado como a fonte de energia do futuro. Vislumbra-se que, na futura "Economia do Hidrogênio", veículos e fábricas serão abastecidos por esse gás, sem produzir poluição. Mas a produção do hidrogênio em escala industrial em tão grandes proporções ainda tem muitos desafios tecnológicos a vencer.

"Esta pesquisa demonstra nossa visão de unir métodos computacionais e experimentais para facilitar a pesquisa e o desenvolvimento rápidos de tecnologias avançadas," afirma Anthony Cugini, pesquisador do Laboratório Nacional de Tecnologias de Energia, que trabalhou ao lado de cientistas da Universidade Carnegie Mellon.

As membranas permitem que o hidrogênio puro passa livremente, enquanto bloqueia as impurezas que estão presentes quando o gás é produzido a partir de fontes de energia fósseis. A separação é um componente crítico da produção de hidrogênio, já que impurezas diminuem a quantidade efetiva de energia que se pode extrair dele.

"Nós associamos modelagem computacional com atividades experimentais para desenvolver um modelo preditivo para o fluxo do hidrogênio através de ligas de paládio," explica David Sholl, da Universidade Carnegie Mellon.

O uso de modernas técnicas computacionais para determinar a capacidade de diversas membranas para produzir hidrogênio puro poderá ser um passo importante para os pesquisadores, representando ganho de tempo e recursos. Ao invés de terem de produzir uma grande variedade de ligas, com várias proporções de metais - como paládio e cobre - e então testá- las para determinar a composição ótima para o máximo de purificação do hidrogênio, eles poderão predizer antecipadamente quais composições apresentarão as propriedades desejadas.

Os cientistas agora vão utilizar seu novo modelo computacional para estudar outras ligas, até atingirem aquela que consiga fornecer o melhor equilíbrio entre purificação e capacidade de fazer essa purificação no maior fluxo possível de hidrogênio.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Hidrogênio
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Células a Combustível
  • Metais e Ligas

Mais tópicos