Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Sensores transformam paredes e janelas em teclados

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/03/2005

Sensores transformam paredes e janelas em teclados

Aparelhos remotos

Se você perguntar aos seus avós, eles certamente se lembrarão: para mudar de canal, nos primeiros aparelhos de TV, era necessário levantar-se da poltrona, ir até o aparelho e girar um botão duro e barulhento.

Depois de algum tempo, o botão de girar foi trocado por botões de apertar, bem mais suaves. Só depois apareceu o controle remoto.

Mas esse desenvolvimento da tecnologia, que trouxe comodidade e conforto, até hoje não chegou ao nossos interruptores de luz. Nem às máquinas de lavar, lavalouças e secadoras que, por ficarem "lá no fundo", quase sempre permanecem ligadas por mais tempo do que seria necessário, desperdiçando energia.

Sensor de parede

Agora cientistas europeus estão utilizando tecnologia desenvolvida para o foguete espacial Ariane para tentar resolver esses problemas.

Segundo eles, logo será possível acender e apagar as luzes, ligar o CD e até mesmo pôr a banheira pra encher, sem sequer a necessidade de se apertar um botão: bastará um leve toque na parede.

A equipe está na fase final de desenvolvimento de pequenos sensores que podem transformar qualquer superfície plana - paredes, janelas ou mesas - em superfícies interativas.

"A idéia é usar um acelerômetro para determinar a posição exata em que um objeto foi tocado," explica Nicolas Delorme, da Agência Espacial Européia. "Por exemplo, um acelerômetro pode determinar exatamante qual parte da superfície interativa em uma janela ou porta foi tocada, tornando a superfície tão sensível quanto as teclas de um teclado."

Acelerômetros são utilizados em conjunto com giroscópios a bordo do foguete Ariane - e de todos os demais foguetes - para compôr o sistema inercial de posicionamento e para acionar as chaves pirotécnicas que controlam o fluxo de combustível para os motores. Eles também são utilizados para determinar a posição exata dos satélites artificiais.

"Esta tecnologia é o coração da ReverSys, uma inovação que poderá revolucionar a forma como nós encaramos os objetos ao nosso redor e como nós os usamos," afirma Delorme.

Onda acústica

Um toque em uma superfície gera uma onda acústica que se propaga através do material. Cada onda tem uma "identidade acústica" única, diferenciando-se de outra que tenha se originado a poucos centímetros de distância.

Esta propriedade foi descoberta graças a um fenômeno físico chamado reversão temporal, que identifica precisamente o ponto onde as ondas são emitidas.

Os acelerômetros serão utilizados para detectar as ondas geradas pelo toque do dedo do usuário e determinar sua origem. Um programa de computador receberá a informação e acionará os atuadores responsáveis por tomar a ação desejada.

Os cientistas fundaram a empresa Sensitive Object para comercializar a tecnologia ReverSys, que já está patenteada.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Interfaces
  • Edifícios Inteligentes
  • Telas e Monitores

Mais tópicos