Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Surge nova geração de baterias recarregáveis de lítio

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/03/2005

Surge nova geração de baterias recarregáveis de lítio

A empresa Altair Nanotechnologies anunciou ter conseguido um avanço nos materiais utilizados para a construção de baterias de lítio que irão permitir o lançamento de uma nova geração de pilhas recarregáveis e baterias para celulares com capacidade de cargas três vezes maior do que as atuais, além de poderem ser recarregadas em apenas alguns minutos e durarem muito mais.

"Os nanomateriais que a Altair está desenvolvendo são a próxima geração de materiais para fabricação de eletrodos para baterias de íons de lítio e nossa pesquisa e desenvolvimento está lançando os fundamentos para uma nova geração de baterias de altíssima potência," comentou o cientista K. M. Abraham, que assessora a empresa.

Essa nova geração de baterias de alta potência poderá abrir novos mercados, como equipamentos portáteis para trabalhadores na indústria e novas ferramentas cirúrgicas com maior liberdade de movimento, além da eventual viabilização dos veículos elétricos.

"Uma exigência chave para essas novas aplicações é a capacidade para se recarregar a bateria muito rapidamente, por exemplo, em alguns poucos minutos. As baterias de íons de lítio atuais não conseguem esse carregamento rápido por causa da química dos materiais de que são feitos seus anodos. A Altair encontrou uma solução para isso com seu óxido de titanato de lítio nanoparticulado," completou o cientista.

As novas nanopartículas possuem uma tensão estrutural praticamente igual a zero, o que elimina a fadiga do material com que são construídos os eletrodos das baterias. Eliminando-se essa fadiga, as baterias passam ter tempos de vida útil que passam de centenas para milhares de ciclos de carga e descarga.

A empresa anunciou que já possui a patente dos novos materiais e que está comercializando a tecnologia com várias empresas fabricantes de baterias.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Nanopartículas
  • Metais e Ligas
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos