Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Prédio ambientalmente correto divulga dados de seu consumo de energia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/05/2005

Prédio ambientalmente correto divulga dados de seu consumo de energia

Apesar de várias empresas anunciarem a criação de prédios que utilizam a energia solar, até o momento esses lançamentos são mais mercadológicos do que exemplos substantivos de eficiência energética. Na maioria das vezes, há muita divulgação dos "prédios ecologicamente corretos", mas pouca informação sobre captação e consumo reais de energia.

Agora o instituto de pesquisas norte-americano Woods Hole Research Center, especializado na área ambiental, lançou um novo projeto que permite justamente o acompanhamento público da eficiência energética de um "prédio verde". A iniciativa deverá auxiliar arquitetos e engenheiros do mundo todo em seus próprios projetos.

A nova sede do Instituto, inaugurada há um ano, incorpora uma série de estratégias alternativas de captação de energia. Para que a eficiência dessas energias alternativas possa ser mensurada e servir como base de comparação para outros edifícios, a entidade passou a disponibilizar em seu site todas as informações relativas ao consumo e distribuição dessa energia alternativa. Além das informações de monitoramento, o site disponibiliza também documentos sobre o projeto e a distribuição da energia.

Os dados são coletados em tempo real por cerca de 70 diferentes sensores, que medem fluxo da eletricidade, calor e fluidos (ar e água) entrando e saindo do prédio, assim como as condições ambientais locais.

"A Engenharia é, por natureza, muito conservadora - e se puder haver grandes ganhos no projeto eficiente e na especificação de sistemas mecânicos para sustentar o projeto e a criação de prédios realmente eficientes, a comunidade de engenharia necessita de dados de desempenho reais para fundamentar seus esforços. A face pública do nosso sistema de monitoramento é projetado para encorajar qualquer um para vir e explorar como a energia flui através de um prédio de projeto avançado como o nosso," afirmou Joe Hackler, pesquisador do Instituto.

Dados do primeiro ano de operação mostram que o prédio consumiu 89.669 kWh anuais, dos quais 30.469 kWh foram gerados por painéis fotovoltaicos.

Para acompanhar os dados em tempo real, veja link no quadro Para Navegar, abaixo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Edifícios Inteligentes
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Energia Solar
  • Geração de Energia

Mais tópicos