Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Célula a combustível para telefones celulares triplica capacidade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/07/2005

Célula a combustível para telefones celulares triplica capacidade

As empresas japonesas Fujitsu e NTT DoCoMo apresentaram sua mais nova micro-célula a combustível, voltada para o recarregamento de baterias de telefones celulares e outros aparelhos portáteis.

Ao contrário das outras células do mesmo tipo, a nova célula de alta capacidade utiliza metanol praticamente sem diluição, com uma concentração de 99%. As células a metanol até agora consideradas de "alta concentração" trabalham na faixa de 30%.

Graças à alta concentração de metanol utilizada, o carregador é capaz de recarregar as baterias de três aparelhos - ou dar três recargas em um único aparelho - com apenas 18 centímetros cúbicos de metanol.

Em comparação com as atuais baterias de lítio, utilizadas pelos telefones celulares, as micro-células a combustível podem, teoricamente, chegar a uma potência dez vezes maior. O progresso atual as coloca em um nível três vezes superior.

Para permitir a elevação da concentração de metanol, as empresas desenvolveram um novo material que reduz o chamado efeito "crossover" do metanol, que diminui a eficiência da célula a combustível. A nova tecnologia também utiliza a água gerada como sub-produto da operação da célula para diluir o metanol que sai do tanque e entra na célula.

A micro-célula a combustível gera até 9 watts de potência, podendo recarregar aparelhos de até 5,4 volts e com correntes de até 700 miliamperes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Células a Combustível
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos