Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Avião movido a energia solar dará volta ao mundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/07/2005

Avião movido a energia solar dará volta ao mundo

Avião a energia solar

Bertrand Piccard, suíco, e Brian Jones, inglês, fizeram o primeiro vôo sem escalas ao redor do mundo, a bordo de um balão Breitling Orbiter, em 1999.

Agora eles se juntaram novamente para tentar fazer o mesmo percurso, só que a bordo de um avião movido a energia solar.

Para construir o Solar Impulse, o nome do novo avião, que terá a luz do sol como fonte única de energia para sua propulsão, eles estão contando com o apoio da Agência Espacial Européia e de uma equipe de 60 engenheiros, especialistas em aeronáutica e energia.

Células solares orgânicas

O apoio representa a utilização das mais modernas tecnologias, não apenas de materiais mais leves e aviônica, mas também das células solares orgânicas, mais leves e mais eficientes do que as tradicionais células fotovoltaicas, feitas de silício.

"Embora, no seu estágio atual, o avião nunca seria capaz de levar muitos passageiros, nós acreditamos que o Solar Impulse possa chamar a atenção para tecnologias que possam tornar possível o desenvolvimento sustentável," afirmou Bertrand Piccard.

Solar Impulse

O Solar Impulse só deverá conseguir levar um passageiro, em seu vôo histórico, mas que não deverá ser possível de ser completado antes de 2010. A fase atual consiste no aprimoramento do design e na montagem do avião. Ninguém ainda se esqueceu da queda do Helios, o avião solar da NASA, que partiu-se ao meio em vôo.

A seguir, o avião será submetido a testes de vôo noturno, quando ele deverá ser capaz de funcionar com a energia acumulada durante o dia. E, antes da grande tentativa, o Solar Impulse será submetido a testes reais, com vôos de vários dias de duração em ambientes mais seguros do que os tempestuosos oceanos que ele deverá atravessar.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aviões
  • Energia Solar
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Exploração Espacial

Mais tópicos