Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Eletricidade barata gerada por células solares é iminente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/07/2005

Eletricidade barata gerada por células solares é iminente

Concentradores solares, utilizando células fotovoltaicas de alta eficiência, brevemente ajudarão a reduzir o custo da eletricidade gerada a partir do luz do sol para níveis competitivos com as fontes tradicionais de geração de energia. Esta é a conclusão dos maiores especialistas no assunto, reunidos em uma conferência internacional realizada no Arizona, Estados Unidos.

"A geração de eletricidade por concentração solar é o nó górdio da efetivação da promessa de geração de energia solar a baixo custo e confiável, competitiva com os sistemas tradicionais de geração," afirmou Vahan Garboushian, da empresa Amonix e participante do evento.

Segundo ele, o advento das células solares multijunção permitirá a geração de energia solar a um custo de US$3 por watt nos próximos anos, desde que se utilize os concentradores solares. As células multijunção já oferecem uma eficiência de até 38% na conversão de energia luminosa em energia elétrica, e ainda há espaço para melhorias.

Os concentradores solares fotovoltaicos são bastante diferentes dos conhecidos painéis solares planos, já largamente utilizados em todo o mundo. Os concentradores são muito maiores, o que os torna adequados para grandes unidades de geração de energia. Eles possuem equipamentos de acompanhamento da posição do sol, com unidades gerando entre 20 e 35 kilowatts.

As células fotovoltaicas utilizadas nos concentradores operam sob altas concentrações de luz do sol, tipicamente entre 300 e 1000 vezes, feitas por lentes plásticas. Desta forma, as caras células de silício só precisam ser construídas nos pontos focais das lentes, barateando largamente toda a estrutura.

A conferência foi realizada nas dependências do Laboratório Nacional de Energias Renováveis, pertencente ao Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Solar
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Geração de Energia
  • Energia Eólica

Mais tópicos