Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Embrapa quer substituir carvão mineral por carvão vegetal

Isis Breves - 07/10/2005

Embrapa quer substituir carvão mineral por carvão vegetal

A Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, está liderando um projeto pioneiro em busca de uma fonte alternativa de energia, baseada na cultura de capim elefante. A Embrapa Agrobiologia já identificou três variedades do vegetal (Gramafante, Cameroon Piracicaba e BAG-02) com alta capacidade de produção de biomassa em solos pobres e sem uso de adubação nitrogenada.

A produção destas variedades alcança até 40 toneladas/hectare/ano de biomassa seca, correspondendo a cerca do dobro produzido por uma floresta cultivada de eucalipto.

Os estudos, coordenados pelo pesquisador Segundo Urquiaga, visam identificar variedades cada vez mais eficientes na produção de biomassa em solos pobres em nitrogênio, assim como para avaliar o impacto da cultura no seqüestro de carbono do solo.

Comparadas com o eucalipto - que necessita de adubo nitrogenado e demora para ser colhido - as variedades selecionadas de capim elefante não necessitam do fertilizante e possibilitam até quatro colheitas por ano.

Apenas para atender a parceira do projeto, a mineradora Samarco, que consome 200 mil toneladas de carvão mineral por ano, seriam necessários 13 mil hectares plantados com capim elefante. Com isto, além de gerar uma nova fonte de energia limpa, a pesquisa poderá viabilizar um projeto de melhoria de renda de pequenos agricultores em regiões de solo pobre.

As novas variedades também são uma alternativa para a que a indústria siderúrgica nacional atenda às exigências do mercado internacional de ferro e aço estipuladas pelo Protocolo de Kyoto. Trata-se da modernização dos processos de substituição do carvão mineral pelo carvão vegetal de biomassa cultivada.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Biocombustíveis
  • Poluição

Mais tópicos