Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Nova célula solar de plástico é feita de materiais comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/10/2005

Nova célula solar de plástico é feita de materiais comuns
Testes independentes comprovaram que as novas células solares de plástico atingem uma eficiência de 4,4%.
[Imagem: UCLA]

Plástico solar

Cientistas da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, apresentaram mais um protótipo de célula solar feita de plástico.

Além de uma alta eficiência na conversão de luz para eletricidade, a nova célula solar foi fabricada a partir de plásticos disponíveis em larga escala no mercado, o que poderá facilitar sua futura comercialização.

Os cientistas calculam que sua nova célula solar polimérica possa ser fabricada a um custo entre 10 e 20 por cento das células tradicionais. A pesquisa, de autoria de Yang Yang, Gang Li e Vishal Shrotriya, foi publicada no último exemplar da revista Nature Materials.

O alto preço dos módulos solares atuais faz com que a energia solar seja de três a quatro vezes mais cara do que a eletricidade gerada a partir da queima de petróleo.

Atualmente, quase 90% dos módulos geradores de energia solar são feitos de uma forma refinada e altamente purificada de silício - o mesmo material utilizado na fabricação de chips de computador. Com isto, os módulos coletores representam metade do custo de instalação de uma usina geradora de energia solar.

Sanduíche de plástico

A nova célula solar plástica agora apresentada é feita de uma única camada de plástico, ensanduichada entre dois eletrodos condutivos, o que permite sua fabricação em larga escala a baixo custo. Os polímeros utilizados em sua construção são largamente disponíveis comercialmente.

Testes independentes, feitos no Laboratório Nacional de Energias Renováveis, dos Estados Unidos, comprovaram que as novas células atingem uma eficiência de 4,4%, a mais alta já relatada em células solares plásticas.

O professor Yang, que coordenou a pesquisa, afirma que, como os trabalhos estão numa fase bastante inicial, será possível dobrar rapidamente essa eficiência com apenas um pouco mais de trabalho.

A meta para as células solares poliméricas é atingir uma eficiência entre 15 e 20%, com uma vida útil de 15 a 20 anos. Os atuais módulos de silício, formados com células fotovoltaicas, têm essa durabilidade, com uma eficiência entre 14 e 18%.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Solar
  • Polímeros
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Eletrônica Orgânica

Mais tópicos