Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Nova bateria é fina como papel e recarrega em 30 segundos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/12/2005

Nova bateria é fina como papel e recarrega em 30 segundos

Bateria redox

A empresa japonesa NEC anunciou o desenvolvimento de uma bateria recarregável ultra-fina e flexível, que pode ser recarregada em apenas 30 segundos.

Ela é tão fina - medindo cerca de 300 micrômetros de espessura - que poderá ser utilizada no interior de cartões de crédito e papéis inteligentes.

A nova bateria, que é do tipo ORB ("Organic Radical Battery"), é baseada em polímeros de radicais orgânicos, com o carregamento sendo feito por meio de uma reação de oxidação-redução (redox) na região do radical.

Radicais orgânicos

O catodo é construído de polímeros radicais orgânicos, um tipo de plástico que tem um radical estável em sua estrutura molecular. Embora ele sejam tipicamente instável, o radical, neste caso, torna-se estável graças a uma conformação inédita de sua estrutura molecular.

O polímero radical orgânico assume um estado chamado "gel permeado pelo eletrólito" - um estado intermediário entre o sólido e o líquido, no qual o polímero se expande depois de recoberto por um solvente. É este estado que explica a conformação tão flexível da nova bateria.

Sais de suporte

Além disso, a reação química é extremamente rápida, com os sais de suporte migrando suavemente através do estado gel. Isto resulta em pequena resistência à reação de recarregamento, o que permite que ela se complete em menos de 30 segundos.

A densidade da nova bateria atinge 1 mWh (mili-Watt/hora) por centímetro quadrado, o que permitirá sua utilização também em etiquetasinteligentes ativas - etiquetas RFID que não dependem dos leitores para funcionar.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Eletrônica Orgânica
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Compósitos

Mais tópicos