Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Comunicação óptica sem fios e banda larga sobre rede elétrica, tudo com LEDs

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/01/2006

Comunicação óptica sem fios e banda larga sobre rede elétrica

Partindo da sugestão de um grupo de pesquisadores japoneses, engenheiros norte-americanos demonstraram que um sistema de LEDs brancos para iluminação e comunicação sem fios de alta velocidade, conectado a um sistema de banda larga baseado em redes elétricas de alta ou baixa tensão, pode oferecer capacidades de transmissão que superam os sistemas a cabo ou DSL e é mais seguro do que as redes sem fio operando em rádio-freqüência.

LEDs coloridos estão por todo lado, nos números de relógios digitais, controles remotos, semáforos, etc.. Já os LEDs brancos, embora ainda estejam saindo dos laboratórios, já estão sendo considerados promissores como substitutos até mesmo das lâmpadas comuns de iluminação.

Alguns pesquisadores prevêem que, por volta de 2012, minúsculos LEDs brancos emitirão luz equivalente a uma lâmpada atual de 60 watts, consumindo apenas a energia de quatro pilhas grandes. Uma equipe de pesquisadores japoneses foi além e sugeriu que, além da iluminação doméstica, os LEDs brancos poderão funcionar como fontes de luz para comunicações sem fio.

Partindo dessa idéia, os engenheiros Pouyan Amirshahi e Mohsen Kavehrad, da Universidade Penn State, Estados Unidos, montaram um sistema de demonstração que provou a viabilidade de idéia. O sistema de transmissão de dados à base de LEDs brancos alcançou taxas de transmissão de um gigabit por segundo, uma velocidade somente superada pelas fibras ópticas.

Os LEDs brancos foram posicionados em uma sala, de forma a manter a iluminação ambiente o mais uniforme possível. Como eles são plugados no sistema elétrico normal da sala, dados de banda larga, voz ou vídeo, transmitidos através dessa rede elétrica, alteram a iluminação da sala, de forma imperceptível ao olho humano, mas de forma forte o suficiente para estabelecer um link de comunicação sem fio com qualquer equipamento situado dentro da sala.

Como a luz não atravessa as paredes, como o fazem as microondas utilizadas nos sistemas de rádio-freqüência, o sistema à base de LEDs brancos é mais seguro. Além disso, não há qualquer questão de saúde envolvida na exposição do ser humano à luz branca.

Os LEDs utilizados ainda são protótipos, não disponíveis comercialmente. Os pesquisadores admitem que LEDs brancos com a qualidade e a potência necessária para um sistema prático só deverão estar disponíveis comercialmente por volta de 2010.

O sistema foi detalhado no artigo Hybrid MV-LV Power Lines and White Light Emitting Diodes for Triple-Play Broadband Access Communications, apresentado neste último dia 10 na conferência anual da IEEE.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • LEDs
  • Transmissão de Dados
  • Iluminação

Mais tópicos