Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Começa a construção da maior usina de energia solar do mundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/06/2006

Começa a construção da maior usina de energia solar do mundo

Começou nesta semana a construção daquela que será a maior usina de geração de energia solar do mundo. Localizada em Serpa, Portugal, a usina deverá gerar 11 Megawatts de energia, o dobro do que é gerado pela maior usina solar atual, localizada na Alemanha.

Módulos fotovoltaicos

Serão 52.000 módulos fotovoltaicos, distribuídos em uma área de 60.000 m2. Os módulos são dotados de um sistema de movimentação, que os permite acompanhar o movimento do Sol, maximizando a energia coletada.

O projeto foi desenvolvido pela empresa portuguesa Catavento Lda. A construção ficará a cargo da norte-americana PowerLight Corp., empregando tecnologia da também norte-americana GE. O investimento total será de U$75 milhões. A usina deverá começar a operar em Janeiro de 2007.

A energia gerada será suficiente para abastecer 8.000 residências. Uma potência equivalente, se fosse gerada a partir da queima de derivados de petróleo, representaria a emissão de 30.000 toneladas anuais de gases que causam o efeito estufa.

Reinado curto

Mas a usina de Serpa manterá o título de maior do mundo por pouco tempo. Já está prevista a construção de uma nova usina solar fotovoltaica na vizinha Moura, também em Portugal.

A usina de Moura terá 350.000 módulo fotovoltaicos, encaixados em 10.000 estruturas móveis, espalhadas em uma área de 1.140.000 2. Sua capacidade de geração será de 62 Megawatts.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Solar
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Geração de Energia
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos