Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Nova antena é exemplo de como transformar problemas em oportunidades

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/06/2006

Nova antena é exemplo de como transformar problemas em oportunidades

Cientistas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Geórgia, Estados Unidos, deram mais um exemplo de como transformar problemas em oportunidades: tirando vantagem de um fenômeno que os engenheiros têm tentado evitar a qualquer custo, eles construíram uma antena capaz de lidar com transmissões de banda ultra-larga.

Sozinha, a nova antena - que é do tipo conjugada com controle de fase ("phased-array antenna") - faz o trabalho de cinco antenas convencionais. Com projeto planar, a nova antena, projetada inteiramentepor computador, tem um ganho de 33 para 1 - bem acima dos 10 para 1 das atuais. Mas os cientistas acreditam ser possível chegar a 100 para 1.

Basta olhar para o topo dos edifícios para se perceber a importância que as antenas assumiram no atual mundo de comunicação instantânea em qualquer lugar. E pode-se ver o quanto a nova antena planar é promissora, quando se verifica que ela pode ser construída para se conformar a diferentes superfícies.

Para conseguir tamanho avanço, os cientistas se aproveitaram de um fenômeno chamado "acoplamento recíproco", uma interação eletrônica que ocorre entre os diversos elementos de uma antena. Os projetistas de antenas trabalham há anos na tentativa de minimizar esse efeito, que reduzia a eficiência das antenas convencionais.

Mas os pesquisadores descobriram que poderiam tirar vantagens desse efeito indesejado, fazendo com que ele conecte eletricamente os elementos. "Ao invés de tentar evitar o acoplamento recíproco, nós o incluímos no projeto da antena, tirando dele uma série de benefícios," explica Jim Maloney, um dos construtores da nova antena.

A antena é construída na forma de um circuito impresso, utilizando três camadas de laminado metálico. Na parte de trás, uma placa de espuma e camadas semicondutoras refletem a energia eletromagnética, além de proteger os circuitos de recepção.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Antenas
  • Transmissão de Dados
  • Radiação Eletromagnética
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos