Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Super-LED brilha 50% mais do que farol de automóvel

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/07/2006

Super-LED brilha 50pc mais do que farol de automóvel

A empresa Lumileds, uma subsidiária da holandesa Philips, anunciou ter batido o recorde de luminosidade de LEDs. A nova lâmpada de estado sólido tem nada menos do que uma vez e meia a luminosidade dos melhores faróis de automóvel da atualidade.

Quanto emitindo luz branca, a luminância do novo super LED chega a 38 milicandela por metro quadrado (Mcd/m2). As lâmpadas de halogênio utilizadas nos faróis de automóveis têm cerca de 25 Mcd/m2.

LED, lâmpada do futuro

Há muito se anuncia que os LEDs serão as lâmpadas do futuro. O novo LED parece confirmar essa expectativa. Embora o novo componente, que tem o tamanho da cabeça de um palito de fósforo, não tenha sido avaliado por laboratórios independentes, esse desenvolvimento dá uma idéia clara do ritmo de inovações pelo qual está passando a iluminação de estado sólido.

A empresa não anunciou quando a nova tecnologia poderá ser incorporada em produtos de linha. Mas é bom que os projetistas, principalmente aqueles que gostam de desenhar os "carros do futuro", comecem a imaginar automóveis sem esses faróis "gigantescos" com os quais estamos acostumados hoje.

A imagem acima é apenas ilustrativa, mostrando o LED nos seus primórdios. A empresa não divulgou fotografias atuais do novo componente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • LEDs
  • Iluminação
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos