Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Biodiesel é mais vantajoso que etanol no quesito meio-ambiente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/07/2006


Uma pesquisa do Departamento de Energia dos Estados Unidos acaba de concluir que, pelo menos naquele país, o biodiesel é mais vantajoso do que o álcool como substituto do petróleo. Ao contrário do Brasil, onde o etanol é produzido a partir da cana-de-açúcar, nos Estados Unidos o álcool é principalmente produzido a partir de grãos, como o milho.

Além da concorrência com os alimentos - sejam eles para destinação animal ou humana - o estudo levou em conta toda a matriz energética. Uma produção adicional de grãos, para fazer frente a uma produção de álcool que possa substituir a gasolina, gastará uma quantidade nada desprezível de... petróleo.

Segundo o relatório, pesticidas e fertilizantes são indústrias inteiramente dependentes do petróleo e não seriam passíveis de adotar a nova fonte energética.

Mas, no quesito meio-ambiente, o balanço é positivo para as duas alternativas. Segundo a pesquisa, o etanol reduz a emissão de gases que causam o efeito estufa em 12% em relação ao uso atual da gasolina. Já com o biodiesel, produzido a partir da soja, essa redução chega a 41%.

O relatório propõe que, ao invés de utilizar milho para a produção do álcool, os Estados Unidos possam usar plantas não alimentícias, como grama, produzindo o que eles chamam de etanol celulósico.

Para baixar o relatório (em inglês), veja link abaixo, no quadro Para navegar.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biocombustíveis
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Veículos

Mais tópicos