Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Antenas pintadas em dirigíveis são alternativas aos satélites artificiais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/07/2006

Antenas pintadas em dirigíveis são alternativas aos satélites artificiais

A utilização de balões e dirigíveis de grandes altitudes como plataforma de telecomunicações já vem sendo cogitada há bastante tempo. Os satélites artificiais são excelentes, mas também são muito caros. Os balões poderiam ser uma alternativa tecnologicamente muito mais simples e várias vezes mais barata.

O problema é que as antenas necessárias para as transmissões são grandes e pesadas. E há um tamanho ótimo dos dirigíveis, acima do qual a alternativa começa a apresentar mais problemas do que soluções.

Agora, uma equipe de pesquisadores de várias empresas privadas, trabalhando em conjunto com o instituto de pesquisas RTI International, dos Estados Unidos, acaba de testar um novo tipo de antena, que pode ser pintada no próprio corpo do balão.

Ao invés das pesadas estruturas metálicas, a antena é formada por uma tinta especial, capaz de dar ao "desenho" as propriedades eletromagnéticas que o fazem funcionar como uma antena.

Os pesquisadores testaram tanto o desempenho da antena pintada, quanto a sua resistência mecânica. Foram avaliados também vários posicionamentos da antena no corpo do dirigível. "Os bem sucedidos testes de vôo com os dirigíveis demonstram excelentes possibilidades para a tecnologia das antenas pintadas," disse David Myers, coordenador da pesquisa.

Além de funcionarem como alternativa aos satélites, os dirigíveis de grandes altitudes também poderão ajudar nas comunicações em áreas assoladas por desastres naturais, fazer observações científicas de longa duração ou servir como plataforma de observação para segurança.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Antenas
  • Satélites Artificiais
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos