Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Falta investimento em energias alternativas no Brasil

Karin Fusaro - Agência FAPESP - 21/07/2006

Falta investimento em energias alternativas no Brasil

O aumento do preço do petróleo e o ainda recente desentendimento entre Brasil e Bolívia na questão do gás natural demonstram a fragilidade das nações dependentes de combustíveis fósseis para a geração de energia.

Para Sérgio Colle, do Laboratório de Engenharia de Processos e Tecnologia de Energia (Lepten), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Brasil é o único país com as condições naturais necessárias para o desenvolvimento de alternativas renováveis, como as energias solar, eólica e a biomassa.

"Mas, apesar de ser um gigante em potencial de produção, o Brasil é ainda muito deficiente na interação entre quem desenvolve o conhecimento e quem determina sua aplicação", disse o engenheiro da UFSC durante o simpósio "Políticas estratégicas para aproveitamento da geração de energia no Brasil", realizado na 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Florianópolis.

Determinante para a descoberta de alternativas e para a implantação de políticas estratégicas para o setor, o diálogo está presente em países como a Coréia do Sul e a China. "Nesses locais, a pesquisa é mantida com recursos públicos e privados, já com olhos para sua aplicação", disse o pesquisador da UFSC.

Para Luiz Pinguelli Rosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), nenhum tipo de geração de energia tem só vantagem ou desvantagem. "A atômica, por exemplo, tem de lidar com o problema dos dejetos radioativos, enquanto as energias renováveis dependem muito de condições climáticas favoráveis e não muito previsíveis", disse.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Energia Solar
  • Biocombustíveis
  • Energia Eólica

Mais tópicos