Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Disponibilizada base de dados sobre materiais para geradores eólicos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/08/2006

Disponibilizada base de dados sobre materiais para geradores eólicos

Pesquisadores norte-americanos disponibilizaram uma base de dados de acesso livre (ver link abaixo, no quadro Para navegar) com dados sobre materiais utilizados para a construção de turbinas de vento. A iniciativa é resultado de mais de 20 anos de trabalho dos cientistas John Mandell e Dan Samborsky, da Universidade de Montana.

Em seu laboratório, placas de diversos materiais são submetidos a milhões de ciclos de esforços repetitivos: enquanto uma máquina puxa a placa, outra a empurra, testando exaustivamente a resistência de cada uma das placas.

Fibra de vidro, fibra de carbono, resinas e combinações desses materiais formam as gigantescas hélices que produzem energia a partir do vento. As turbinas dos geradores eólicos mais modernos chegam a medir 60 metros e pesar mais de 20 toneladas cada uma.

Durante uma vida útil esperada de 20 anos, essas hélices podem girar 500 milhões de vezes. Mas ninguém pode esperar tanto para ver se um material é mais resistente do que outro.

É aí que entram as pequenas máquinas do laboratório dos doutores Mandell e Samborsky. Rodando dia e noite sem parar, elas ficam tentando quebrar pequenas placas dos materiais que estão sendo avaliados. Trabalhando em ritmo acelerado, elas dão aos engenheiros dados valiosos sobre como utilizar cada um dos materiais à sua disposição.

"Foi feito um grande esforço nesses testes, de forma que os dados significam muito," diz Mandell. São mais de 10.000 resultados de cerca de 150 diferentes materiais compósitos. Segundo os pesquisadores, seus dados já se transformaram em uma das maiores bibliotecas de acesso livre do mundo sobre materiais para utilização na geração de energia eólica.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Eólica
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Polímeros

Mais tópicos