Energia

Células solares quebram barreira dos 40% de eficiência

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/12/2006

Células solares quebram barreira dos 40pc de eficiência

Engenheiros da empresa norte-americana Boeing-Spectrolab anunciaram ter batido um recorde no rendimento das células solares, atingindo uma eficiência de 40,7%. O feito foi conseguido construindo as células em uma estrutura conhecida como concentrador de luz, o que torna a célula capaz de aproveitar uma quantidade muito maior de energia solar.

Concentradores de luz

A quase totalidade das células solares fabricadas hoje não utilizam concentradores de luz, captando apenas a luz que incide naturalmente sobre elas - um padrão chamado de insolação de 1 Sol. Isto resulta em rendimentos entre 12 e 18%. O recorde em células de última geração pertence àquelas utilizadas nos painéis solares dos satélite artificiais e da Estação Espacial Internacional, que atingem 28% de eficiência.

Segundo os cálculos da empresa, células com rendimento de 40% possibilitarão a construção de fazendas de coleta de energia solar com um custo de investimento de US$3,00 por watt de potência instalada. A eletricidade gerada, por sua vez, terá custos entre US$0,08 e US$0,10 por kilowatt/hora.

Células solares

A célula solar com 40,7% de eficiência foi construída utilizando uma estrutura única, chamada de célula solar de multi-junção. Nesta estrutura, as células individuais são construídas em camadas, onde cada camada captura um comprimento de onda da luz que atravessa a célula. É isso que permite que ela gere uma qunatidade maior de eletricidade a partir da mesma quantidade de luz.

A quebra da barreira dos 40% de eficiência, além de grande significado econômico, tem também uma grande importância científica, já que era uma meta longamente perseguida por cientistas e engenheiros do mundo. A barreira dos 30% havia sido quebrada em 1994.