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Energia

Eletricidade fora do horário de pico é suficiente para veículos híbridos e elétricos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/12/2006


Eletricidade sem pico

Um estudo que acaba de ser divulgado joga por terra todas as preocupações que vinham sendo levantadas sobre o crescimento muito grande dos veículos híbridos - carros e caminhonetes que funcionam tanto com gasolina quanto com eletricidade.

Segundo essas preocupações, um volume de carros muito grande que passasse a demandar eletricidade da rede elétrica tradicional poderia levar o sistema de geração e distribuição a um colapso.

Mas o estudo mostrou justamente o contrário.

Analisando o caso específico dos Estados Unidos, os pesquisadores descobriram que toda a frota de veículos leves do país poderia ser abastecida pelo sistema de geração de eletricidade já instalado, bastando apenas que o recarregamento dos veículos fosse feito à noite, fora do horário de pico.

Eletricidade perdida

O sistema de geração de eletricidade funciona continuamente, mas a energia é virtualmente perdida à noite, quando a maioria das empresas e fábricas pára de trabalhar.

Essa ociosidade seria suficiente para abastecer as baterias de 84% de 220 milhões de automóveis híbridos, a atual frota daquele país, que hoje funciona basicamente a gasolina, caso eles fossem movidos a eletricidade.

As baterias para os atuais veículos híbridos podem armazenar facilmente a energia necessária para abastecê-los durante os cerca de 50 quilômetros da viagem típica que cada um faz diariamente.

A capacidade disponível só não é maior porque a matriz de geração de eletricidade nos Estados Unidos depende muito de termoelétricas, que podem ter sua potência diminuída nos momentos de ociosidade. Para as partes do país que, como o Brasil, têm a maior parte da eletricidade gerada por hidroelétricas, a disponibilidade de energia fora dos horários de pico é superior ao necessário para recarregar a frota de veículos se todos fossem híbridos.

O estudo Impacts assessment of plug-in hybrid vehicles on electric utilities and regional U.S. power grids foi feito por pesquisadores do Pacific Northwest National Laboratory.

Bibliografia:

Artigo: Impacts assessment of plug-in hybrid vehicles on electric utilities and regional U.S. power grids
Data: December 2006
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