Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Espelho chaveável pode ser alterado entre estados reflexivo e transparente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/02/2007

Espelho chaveável pode ser alterado entre estados reflexivo e transparente

As películas para vidros, escuras e refletoras de calor, já conquistaram seu espaço entre os donos de automóveis e os arquitetos. Os motoristas geralmente as utilizam para aumentar a privacidade, sem saber que elas ajudam a economizar cerca de 30% da energia gasta para fazer funcionar o ar-condicionado. É por isto que os arquitetos as utilizam cada vez mais nas janelas de vidros dos edifícios.

Talvez a maior deficiência dessas películas é que elas têm que ser compradas com um grau determinado de transparência. Escolhido o nível de reflexão, não há mais como mudar. Em dias de chuva ou de sol, os usuários do carro ou do edifício não conseguirão alterar a luminosidade externa que entra.

Isso agora poderá mudar, graças a uma nova película chaveável criada por cientistas japoneses. Com ela, um vidro transparente pode se transformar em espelho e vice-versa, de acordo com a necessidade.

Outros pesquisadores já haviam tentado isso antes, mas suas películas possuem uma cor amarela que não permite uma transparência total e cuja coloração inviabiliza seu uso em carros e edifícios.

A nova película, construída pela equipe do Dr. Kazuki Yoshimura, é baseada em uma liga de magnésio e titânio. O espelho chaveável, que pode ser ligado (estado reflexivo) ou desligado (estado transparente) consiste em duas camadas de vidro com uma cavidade entre elas, com ambas as folhas de vidro recobertas com a nova película.

Para ligar ou desligar o espelho, um gás deve ser introduzida na cavidade interna. Ele se torna transparente quando exposto a uma mistura que contenha hidrogênio - com uma concentração de 1% - mas não oxigênio. E torna-se reflexivo quando exposto a uma atmosfera que contenha oxigênio - com uma concentração de 20% - mas não hidrogênio.

Agora os pesquisadores vão tentar manter a energia assimilada pela película a partir dos gases de tal forma que um vidro normal possa se transformar em um espelho chaveável com a simples colagem da película.

Bibliografia:

Artigo: Durability of All-Solid-State Switchable Mirror Based on Magnesium–Nickel Thin Film
Autores: Kazuki Tajima, Yasusei Yamada, Shanhu Bao, Masahisa Okada, Kazuki Yoshimura
Revista: Electrochemical and Solid-State Letters
Data: 16 January 2007
Vol.: Volume 10, Issue 3, pp. J52-J54
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Vidros
  • Fotônica
  • Construção Civil

Mais tópicos