Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Gerador portátil de energia transforma lixo em eletricidade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/02/2007

Gerador portátil de energia transforma lixo em eletricidade

Cientistas criaram uma bio-refinaria móvel que converte lixo - alimentos, papéis e até plástico - em eletricidade. "Esta é uma tecnologia muito promissora," comenta Michael Ladisch, professor de engenharia agrícola da Universidade Purdue, Estados Unidos.

A biorrefinaria processa vários tipos de lixo ao mesmo tempo, convertendo-os em combustível por meio de dois processos paralelos. O combustível é então utilizado para alimentar um motor diesel, que faz funcionar um gerador de eletricidade.

O primeiro processo é alimentado por lixo orgânico, que vai para um biorreator onde o resíduo é fermentado e transformado em etanol. Materiais residuais vão para o segundo processamento, um gaseificador, onde eles são aquecidos em condições de baixo oxigênio e se tornam gás propano ou metano.

O gás e o etanol são então queimados em um motor a diesel modificado, que movimenta o gerador elétrico. Segundo os pesquisadores, a biorefinaria gera 90% mais de energia do que consome. Isso porque, antes que o processamento biológico comece, a unidade deve queimar óleo diesel comum para que o gaseificador e o biorreator comecem a produzir combustível.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biocombustíveis
  • Células a Combustível
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Geração de Energia

Mais tópicos