Energia

Turbinas submersas vão gerar energia a partir das marés

Turbinas submersas vão gerar energia a partir das ondas do mar
[Imagem: Marine Current Turbines/Divulgação]

A empresa Marine Current Turbines anunciou que começará a instalar até o final deste ano aquele que está sendo considerado pelos especialistas como o mais viável de todos os projetos para gerar energia elétrica a partir do movimento das marés.

Energia das marés

Existem diversos projetos diferentes com o objetivo de explorar a energia das ondas e das marés para a geração de eletricidade. Entre eles, há sistemas baseados em músculos artificiais, longas bóias flutuantes e bóias submersas, apenas para citar alguns que chegaram à fase de projetos-piloto.

O novo projeto utiliza uma turbina submersa parecida com as turbinas eólicas e tem o mesmo princípio de funcionamento: com a diferença de que, ao invés do vento, é o movimento da água que faz as hélices girarem.

As hélices, cada uma medindo de 15 a 20 metros de comprimento, são montadas em um eixo que é ancorado no fundo do mar por um sistema de auto-fixação, o que diminui os custos de instalação.

Turbinas submersas

As primeiras turbinas serão instaladas na costa da Irlanda do Norte. Segundo a empresa, o movimento das marés nessa região deverá fazer com que as turbinas girem com uma velocidade entre 10 e 20 rotações por minuto, o que seria insuficiente para oferecer riscos para os animais marinhos. Cada turbina é capaz de gerar 1,2 MW de energia.

O governo da Grã-Bretanha está incentivando fortemente as pesquisas que visam transformar os projetos de exploração da energia das ondas e das marés em realidade. No ano passado, a Inglaterra inaugurou uma infraestrutura básica para viabilizar a inserção dessas fazendas marinhas de geração de eletricidade na rede de distribuição elétrica do país.





Outras notícias sobre:

Mais Temas