Energia

Mini-estação gera eletricidade com hidrogênio produzido por bactérias

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/09/2007

Mini-estação gera eletricidade com hidrogênio produzido por bactérias

Uma empresa emergente de biotecnologia dos Estados Unidos apresentou nesta semana uma mini-estação geradora de eletricidade a partir do hidrogênio. O hidrogênio é produzido no próprio local, a partir da digestão de lixo orgânico por bactérias no interior de um bio-reator.

Bactérias produzem hidrogênio

A geração de hidrogênio a partir da ação de bactérias sobre o lixo vem sendo desenvolvida por vários grupos de pesquisas ao redor do mundo. Até agora, porém, os melhores resultados haviam sido alcançados com células a combustível, seja passando pela geração do hidrogênio, seja por geração de eletricidade diretamente pelas bactérias.

O sistema apresentado pela empresa NanoLogix utiliza o hidrogênio gerado pelas bactérias para alimentar um gerador de eletricidade comum, de 5,5 kW, do tipo que se pode comprar no comércio. O que os engenheiros fizeram foi adaptá-lo para queimar hidrogênio, ao invés de gasolina.

Geração local de energia

Os responsáveis pela pesquisa não divulgaram maiores dados técnicos, como a eficiência do processo ou a quantidade de lixo necessária para operação contínua do gerador.

De qualquer forma, a geração local de hidrogênio para abastecimento de um gerador comum é um enfoque muito mais realista para adoção imediata do que as células a combustível, que ainda são caras e pouco eficientes.