Meio ambiente

Indução eletromagnética monitora concentração de nitrogênio no solo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/11/2004

Indução eletromagnética monitora concentração de nitrogênio no solo

O nitrogênio é um nutriente químico essencial para o crescimento das plantas. Mas em quantidades incorretas, ele pode atingir e poluir as águas superficiais e subterrâneas.

Agora um pesquisador do Serviço de Pesquisas Agrícolas dos Estados Unidos descobriu que pode monitorar a quantidade de nutrientes presentes no solo, entre eles o nitrogênio, utilizando um campo eletromagnético induzido. A indução eletromagnética permite a detecção dos nutrientes por meio de uma medição da condutividade elétrica do solo.

O cientista Roger A. Eigenberg já utilizou seu invento para criar um mapa de um campo que mostra graficamente as áreas com diferentes concentrações de nitrato. Quanto maior a concentração do nutriente, mais clara fica a área no mapa.

Eigenberg comparou áreas com e sem coberta vegetal durante o inverno e campos com adição de adubos. Ele descobriu que a indução eletromagnética pode ser utilizada para monitorar os efeitos da safrinha, porque as mudanças na condutividade do solo correspondem a alterações nos nutrientes assimilados pelas plantas no inverno e liberadas de volta ao solo na primavera.

Pelo método tradicional, o monitoramento da concentração de nutrientes no solo exige a coleta e análise em laboratório de uma série de amostras, nem sempre suficientes para a construção de um mapa com o nível de detalhamento conseguido com a nova tecnologia.

A pesquisa foi publicada no exemplar de Setembro da revista Agricultural Research.