Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

MEMS serão utilizados para monitorar ambiente em edifícios

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/11/2004

MEMS serão utilizados para monitorar ambiente em edifícios

A empresa alemã Siemens está desenvolvendo sensores para o monitoramento do clima no interior de edifícios utilizando sistemas microeletromecânicos (MEMS). A pesquisa está sendo feita na Universidade da Flórida, Estados Unidos.

Dentro de algumas semanas começarão os testes de laboratório com os protótipos, que são capazes de medir a concentração de CO2 e amônia no interior de gaiolas de ratos.

MEMS são pequenos componentes de silício que combinam as propriedades da microeletrônica, micromecânica e outras tecnologias. Os sensores podem medir condições ambientais e, ao mesmo tempo, processar e transmitir os dados coletados.

Para isso eles são equipados com módulos de rádio que permitem a comunicação sem fios. Os módulos são os mesmos já utilizados em alguns países para monitoramento da pressão dos pneus em carros e caminhões.

Como eles são muito pequenos e fáceis de serem instalados, os pesquisadores agora querem utilizá-los também para o monitoramento da qualidade do ar em edifícios. Sensores sem fios são muito mais baratos e fáceis de instalar do que os sensores tradicionais.

Os MEMS consistem de um substrato de silício com vários componentes integrados, como sensores de gás e unidades de aquecimento para registrar fluxos de ar. Uma fraca corrente elétrica é utilizada para aquecer essas unidades; se uma corrente de ar passa pelo componente, sua temperatura cai em uma magnitude que pode ser mensurada pelo chip.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • MEMS
  • Monitoramento Ambiental
  • Sensores

Mais tópicos